sexta-feira, abril 21, 2006

TEÓCRITO

VIGIE SEUS PENSAMENTOS, PORQUE ELES SE TORNARÃO PALAVRAS;

VIGIE SUAS PALAVRAS, POIS ELAS SE TRANSFORMARÃO EM ATOS;

VIGIE SEUS ATOS, PORQUE ELES SE TORNARÃO SEUS HÁBITOS;

VIGIE SEUS HÁBITOS, POIS ELES FORMARÃO SEU CARÁTER;

VIGIE SEU CARÁTER, PORQUE ELE SERÁ O SEU DESTINO.



TEÓCRITO (310-250 a.C.)

terça-feira, abril 04, 2006

PITAGORAS

PITAGORAS

Segundo a tradição, a pitonisa do oráculo de Delfos avisou aos pais de Pitágoras - o rico joalheiro Mnésarcnos e sua mulher Parthénis - que o filho esperado por Parthénis seria um homem de extrema beleza, inteligência e bondade, e iria contribuir de forma única para o benefício de todos os homens. Quando a criança nasceu na ilha de Samos, na Grécia, numa data que se situa entre 570 e 590 a.C., seus progenitores o chamaram de Pitágoras, em homenagem à pitonisa que havia previsto para ele uma vida incomum. Dentre as lendas que cercam a vida de Pitágoras, algumas asseguram que ele na verdade não era um homem comum, mas sim um deus que tomara a forma de ser humano para melhor guiar a humanidade e ensinar a filosofia, ciência e a arte.
Nessa época, na ilha de Samos haviam, no aspecto religioso, duas correntes opostas: de um lado, os ritos dionisíacos, degenerados pela perda do seu sentido sagrado e, do outro lado, os ritos órficos, caracterizados por uma ascese rigorosa. Pitágoras seguiu estes últimos, que influenciaram a sua conduta por toda vida.
Mal acabado de sair da adolescência, Pitágoras acreditou que todos os conhecimentos que os gregos possuíam nada mais eram do que fragmentos da grande sabedoria que se encontrava nos templos egípcios e na Mesopotâmia. A fim de saber mais acerca dos mistérios da Vida e do Universo, era necessário que se deslocasse para o Oriente, aos lugares em que esses conhecimentos ainda permaneciam vivos. Assim, escolhendo Esparta como ponto de partida, o filósofo de Samos inicia um grande périplo através das maiores cidades e templos do mundo antigo que se prolongou por 40 anos, antes de voltar de novo à sua terra natal.
Esta viagem levou-o a encontrar-se com as maiores personalidades do seu tempo. Em Mileto, encontrou Tales e Anaximandro. Porém, foi no Egito, onde permaneceu cerca de 25 anos, que Pitágoras extraiu os conhecimentos que fundamentariam seu ensinamento futuro. Em Saís, encontrou o faraó Amasis que, reconhecendo as suas enormes capacidades, permitiu a sua admissão nos templos iniciáticos do Egito. Existem ainda indícios de que teria sido discípulo de Zoroastro, e é certo que estudou com os maiores mestres daquela época.
Uma afirmativa aceita pelos historiadores é que Pitágoras foi o primeiro homem a se intitular um filósofo, ou seja, amigo da sabedoria. Antes dele, os pensadores chamavam a si mesmos sages, significando algo como aqueles que sabem. Pitágoras, bem mais modesto, pretendia ser um homem que apenas procurava descobrir.
Quarenta anos após tê-la deixado, Pitágoras retornou a Samos, sua ilha natal. A esperança de aí fundar uma escola iniciática fracassou em virtude da recepção hostil do tirano Policrato. Partiu então para Crotona, cidade helênica da Itália meridional, onde fundou a sua escola iniciática, conhecida pelo nome de "Fraternidade Pitagórica". Ali reuniu um grupo de discípulos, a quem iniciou nos conhecimentos de matemática, música e astronomia, consideradas como a base de todas as artes e ciências.
Para entrar na "Fraternidade Pitagórica", o candidato era submetido a rudes provas, tanto físicas como de ordem psicológica. Se essas provas eram ultrapassadas, então o neófito era aceito como "acusmático", o que significa que deveria fazer o voto de silêncio durante os cinco primeiros anos. Os ensinamentos nunca eram escritos, mas transmitidos de "boca a ouvido" àqueles que estavam prontos a assimilá-los.
Pitágoras, na sua linguagem dos números, designava Deus pelo número 1 e a Matéria pelo 2; exprimia o Universo pelo número 12 resultante da multiplicação de 3 por 4; quer dizer, Pitágoras concebia o universo composto por três mundos particulares que, encaixando-se uns nos outros através dos quatro princípios ou elementos da Natureza, desenvolviam-se em 12 esferas concêntricas. Ao Ser inefável que inundava estas 12 esferas sem ser captado por nenhuma delas, o filósofo de Samos chamava-lhe Deus. Pitágoras conhecera e aprendera no Egito a aplicação do número 12 ao Universo; também era assim para os Caldeus e outros povos. A instituição do Zodíaco com seus 12 signos é a demonstração cabal deste conhecimento.
Pitágoras aprendera no Egito que os astros são corpos vivos que se movimentam no espaço, obedecendo a uma lei de harmonia universal, à qual estão inexoravelmente sujeitos no tempo, como todas as coisas manifestadas. Nas suas formas esféricas, o mestre de Samos via a figura geométrica mais perfeita.
O filósofo considerava o Homem um Universo em escala reduzida e, no Universo, ele via um grande Homem. Ele chamou-lhes respectivamente Microcosmos e Macrocosmos. Assim, o Homem como uma célula contida no Todo, seria um reflexo do ternário universal constituído de Corpo, Alma e Espírito.
Como costuma acontecer com os grandes libertários, Pitágoras logo arranjou inimigos políticos e pessoais. Entre um dos muitos que tentaram entrar para sua escola e não foram admitidos, estava um homem que passou então a perseguí-lo. Através de falsos testemunhos, colocou o povo da cidade contra Pitágoras, até que um dia a escola foi destituída e o mestre assassinado. Não existe, no entanto, certeza sobre essa morte: alguns dizem que ele conseguiu fugir para Metaponto, onde viveu o resto da sua vida.
Pitágoras não deixou nenhum registro escrito, e sendo sua sociedade secreta, certamente existe muito sobre ele que foi perdido após a morte de seus discípulos, e a dissolução dos pitagóricos. Difícil hoje dizer o que ao certo foi obra de pitágoras e o que foi obra de seus discípulos, uma vez que a figura de pitágoras e a figura da filosofia pitagórica são indivisíveis hoje, de modo a tornar árduo o trabalho de separar o homem de seus ensinamentos, para aqueles que a isto se dedicam. O teorema mais famoso de Pitágoras, porém, relacionando os lados de um triângulo equilátero, é indiscutívelmente uma descoberta do filósofo, bem como grandes avanços geométricos, musicais e filosóficos mais tarde aprofundados por seus sucessores: Sócrates, Platão, Tales e outros.

Pitágoras e a Música:

Nenhum músico teve tanta importância no período clássico quanto Pitágoras. Conforme conta a lenda, Pitágoras foi guiado pelos deuses na descoberta das razões matemáticas por trás dos sons depois de observar o comprimento dos martelos dos ferreiros. A ele é creditado a descoberta do intervalo de uma oitava como sendo referente a uma relação de frequência de 2:1, uma quinta em 3:2, uma quarta em 4:3, e um tom em 9:8. Os seguidores de Pitágoras aplicaram estas razões ao comprimento de fios de corda em um instrumento chamado cânon, ou monocorda, e, portanto, foram capazes de determinar matematicamente a entonação de todo um sistema musical. Os pitagóricos viam estas razões como governando todo o Cosmos assim como o som, e Platão descreve em sua obra, Timeu, a alma do mundo como estando estruturada de acordo com estas mesmas razões. Para os pitagóricos, assim como para platão, a música se tornou uma natural extensão da matemática, bem como uma arte. A matemática e as descobertas musicais de Pitágoras foram, desta forma, uma crucial influência no desenvolvimento da música através da idade média na Europa.


Ditos Pitagóricos:

"Tudo são números"
"Anima-te por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça consiste en cometê-las."
"A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus."
"A vida é como uma sala de espectáculos: entra-se, vê-se e sai-se. "
"A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus."

domingo, abril 02, 2006

POESIAS

DOMINGO


Todos os domingos de manhã, depois do Grupo de Oração na Igreja, o coordenador do grupo e seu filho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos falando do Amor de Deus sobre nós.

Numa tarde de domingo, quando chegou à hora do pai e seu filho saírem pelas ruas com os folhetos, fazia muito frio lá fora e também chovia muito. O menino se agasalhou e disse:

-'Ok, papai, estou pronto. '

E seu pai perguntou:

-'Pronto para quê?'

-'Pai, está na hora de juntarmos os nossos folhetos e sairmos. '

Seu pai respondeu:

-'Filho, está muito frio lá fora e também está chovendo muito. '

O menino olhou para o pai surpreso e perguntou:

-'Mas, pai, as pessoas não vão para o inferno até mesmo em dias de chuva?'

Seu pai respondeu:

-'Filho, eu não vou sair nesse frio. '

Triste, o menino perguntou:

-'Pai, eu posso ir? !'

O pai hesitou por um momento e disse:

-'Pode ir. Aqui estão os folhetos. Tome cuidado. '

Então ele saiu no meio daquela chuva. Este menino de onze anos caminhou pelas ruas da cidade de porta em porta entregando folhetos a todos que via.

Depois de caminhar por horas na chuva, estava todo molhado, mas faltava um último folheto. Ele parou na esquina e procurou por alguém para entregar o folheto, mas as ruas estavam desertas. Então ele se virou em direção à primeira casa que viu e caminhou pela calçada até a porta e tocou a campainha. Ele tocou a campainha, mas ninguém respondeu. Ele tocou de novo, mais uma vez, mas ninguém abriu a porta.
Finalmente, o menino se virou para ir embora, mas algo o deteve. Mais uma vez, ele tocou a campainha e bateu na porta bem forte. Ele esperou, alguma coisa o fazia ficar ali na varanda e finalmente a porta se
abriu bem devagar. Uma senhora idosa com um olhar triste. Ela perguntou :

-'O que você deseja, meu filho?'

Com um sorriso que iluminou o mundo dela, O menino disse:

-'Senhora, me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de
dizer que JESUS A AMA MUITO e eu vim aqui para lhe entregar o meu último folheto que lhe dirá tudo sobre JESUS e seu grande AMOR. '

Então ele entregou o seu último folheto e se virou para ir embora.
Ela o chamou e disse:

-'Obrigada, meu filho!!! E que Deus te abençoe!!!'

Bem, no domingo seguinte na Igreja, o Coordenador do Grupo de Oração, após a sua pregação perguntou:

- 'Alguém tem um testemunho ou algo a dizer?'

Lentamente, na última fila da Igreja, uma senhora idosa se pôs de pé.
E começou a falar.

- 'Ninguém me conhece neste Grupo, eu nunca estive aqui. Até o domingo passado eu não era cristã. Meu marido faleceu a algum tempo e eu fiquei sozinha neste mundo. No domingo passado, um dia frio e chuvoso, eu tinha decidido no meu coração que eu chegaria ao fim da linha, eu não tinha mais esperança ou vontade de viver.

Então eu peguei uma corda e uma cadeira e subi para o sótão da minha casa, amarrei a corda numa madeira do telhado, subi na cadeira e coloquei a corda em volta do meu pescoço. De pé naquela cadeira, só e de coração estava pronta pra saltar, quando, de repente, o toque da campainha me assustou. Eu pensei, quem será?:

-'Vou esperar um minuto e quem quer que seja irá embora. '

Eu esperei, mas a campainha era insistente; depois a pessoa a bater forte. E pensei:

-'Quem pode ser? Ninguém toca a campainha da minha casa a tempos, ainda mais num dia desses.'

Afrouxei a corda do meu pescoço e fui à porta ver quem era,
enquanto a campainha soava cada vez mais alta.

Quando eu abri a porta e vi quem era, eu mal pude acreditar, pois na minha varanda estava o menino mais radiante que já vi em minha vida. O seu SORRISO, ah, eu nunca poderia descrevê-lo a vocês! As palavras que saíam da sua boca fizeram com que o meu coração que estava morto há muito SALTASSE PARA A VIDA quando ele disse:

-'Senhora, eu só vim aqui para dizer QUE JESUS A AMA MUITO. '

Então ele me entregou este folheto que eu tenho em minhas mãos.

Conforme aquele menino desaparecia no frio e na chuva, eu fechei a porta e li cada palavra deste folheto.

Então eu subi para o sótão, peguei minha corda e a cadeira. Eu não iria precisar mais delas. Vocês vêem - eu agora eu estou aquí!
Já que o endereço do seu Grupo de Oração estava no verso deste folheto, vim aqui pessoalmente para dizer OBRIGADO a este menino de Deus que no momento certo livrou a minha alma. '

Não havia quem não tivesse lágrimas nos olhos no Grupo de Oração. O coordenador do Grupo de Oração, foi em direção a primeira fila onde o seu 'seu' menino estava sentado. Tomou seu filho nos braços e chorou .

Provavelmente nenhum Grupo de Oração teve um momento tão grande como este e provavelmente este universo nunca viu um pai tão transbordante de amor e honra por causa do seu filho...

Exceto um. Este Pai também permitiu que o Seu Filho viesse a um mundo frio e tenebroso. Ele recebeu o Seu Filho de volta com gozo indescritível, o Pai assentou o Seu Filho num trono acima de todo principado e lhe deu um nome que é acima de todo nome.








This is your time (Tradução)
Michael W. Smith
Composição: Indisponível
Este È O Seu Tempo

Era um teste que todos nós esperamos passar
Mas nenhum de nós gostaria de fazer
Diante da escolha de negar a deus e viver
Para ela havia uma escolha a fazer

Este era o tempo dela
Esta era a dança dela
Ela viveu cada momento
Não perdeu nenhuma chance
Ela nadou no mar
Bebeu do profundo
Abraçou o mistério de tudo
Que ela poderia ser
Este era o tempo dela

Embora você esteja de luto e sofrendo sua perda
A morte morreu à muito tempo atrás
Acreditava na vida,então sua vida continua
Ainda assim é difícil deixar ir

Este era o tempo dela
Esta era a dança dela
Ela viveu cada momento
Não perdeu nenhuma chance
Ela nadou no mar
Bebeu do profundo
Abraçou o mistério de tudo
Que ela poderia ser
E se fosse amanhã?
E se fosse hoje?
Diante dessa questão
O que você diria?

Este é o seu tempo
Esta é a sua dança
Viva cada momento
Não perca nenhuma oportunidade
Nade no mar
Beba do profundo
Abrace o mistério de tudo que você pode ser
Sinta a misericórdia
E escute a si mesmo orando
"não queres me salvar??"








Signs (tradução)
Michael W. Smith
Composição: Indisponível
Sinais

Você está afogado em arrependimento
Você não pode ver a estrada à frente
Ou o fardo nas suas costas
Parece que a trilha nunca vai acabar
Os pastos restantes que ainda restam
E acima o céu ´foi lavado de preto
Você apenas não tem coragem de olhar para isto

Refrão:
Siga os sinais
Abra os olhos
Leia entre as linhas daquilo que você vê
Olhe dentro da alma da realidade
Abra sua mente
Olhe para os sinais
Nunca olhe para trás para o ontem
Mantenha sua posição no caminho estreito

Agora você encontrou a árvore sagrada
Você se ajoelhou diante da cruz quebrada
Você assistiu seu fardo cair fora
E todas as coisas que você um dia viu
Agora contam menos que perdidas
Porque agora você a luz do dia
Os sinais estão pontuando todo o caminho

Refrão:
Siga os sinais
Abra os olhos
Leia entre as linhas daquilo que você vê
Olhe dentro da alma da realidade
Abra sua mente
Olhe para os sinais
Nunca olhe para trás para o ontem
Mantenha sua posição no caminho estreito

Siga os sinais
Siga os sinais
Abra seus olhos
Olhe para os sinais
Abra sua mente
Siga os sinais

Refrão:
Siga os sinais
Abra os olhos
Leia entre as linhas daquilo que você vê
Olhe dentro da alma da realidade
Abra sua mente
Olhe para os sinais
Nunca olhe para trás para o ontem
Mantenha sua posição no caminho estreito









Ei, Você!!!

Ei, você !!! Sorria...

Mas não se esconda atrás desse sorriso....

Mostre aquilo que você é, sem medo...

Existem pessoas que sonham com o seu sorriso,

assim como eu...

Viva! Tente!

A vida não passa de uma tentativa.

Ei, ame acima de tudo, ame a tudo e a todos.

Não feche os olhos para a sujeira do mundo...

Não ignore a fome !

Procure o que há de bom em tudo e em todos.

Não faça dos defeitos uma distância, e sim, uma

aproximação...

Aceite a vida, as pessoas...

Faça delas a sua razão de viver...

Entenda !

Entenda as pessoas que pensam diferente de você

(não as reprove).
Ei, olhe...

Olhe a sua volta quantos amigos....

Você já tornou alguém feliz hoje,

Ou fez alguém sofrer com o seu egoísmo?

Ei, não corra.

Para que tanta pressa?

Corra apenas para dentro de você..

Sonhe !

Mas não prejudique ninguém e não transforme seu

sonho em fuga.

Acredite !

Espere !

Sempre haverá uma saída, sempre brilhará uma

estrela.

Chore, lute !!!

Faça aquilo que gosta, sinta o que há dentro de

você.

Ei, ouça...

Escute o que as outras pessoas têm a dizer...

É importante !!!

Suba...

Faça dos obstáculos, degraus para aquilo que você

acha supremo.

Mas não esqueça daqueles que não conseguem

subir a escada da vida.

Ei, descubra !!!

Descubra aquilo que há de bom dentro de você.

Procure acima de tudo ser gente..

Eu também vou tentar.

Ei, você...

Não vá embora.

Eu preciso dizer-lhe que...

Te adoro, simplesmente porque você existe !!!


Charles Chaplin





É TÃO FÁCIL....
É tão fácil deixar de sonhar...
Porque ir atrás do que acreditamos requer Atitude!

É tão fácil só criticar....
Porque melhorar requer Aprendizado!
É tão fácil cultivar o medo....

Porque enfrentar o desconhecido requer Coragem!
É tão fácil destruir...

Porque construir requer Envolvimento!
É tão fácil desistir...
Porque ir adiante requer Luta!

É tão fácil largar...
Porque insistir requer Perseverança!
É tão fácil chorar...
Porque sorrir requer Alegria!
É tão fácil sofrer...
Porque cicatrizar as feridas requer Tempo!

É tão fácil ter...
Porque ser requer Reflexões!
É tão fácil fugir...
Porque ficar requer Firmeza!
É tão fácil iludir...
Porque reconhecer requer Verdade!

É tão fácil menosprezar...
Porque valorizar requer Honestidade!

É tão fácil voar....
Porque realizar requer Maturidade!

É tão fácil abandonar...
Porque se envolver requer Amor!

É tão fácil machucar...
Porque estender a mão requer Compreensão!

É tão fácil brigar...
Porque ajudar requer Solidariedade!

É tão fácil ter colegas....
Porque fazer amigos requer Sinceridade.

É tão fácil acusar...
Porque ouvir requer Compaixão!

É tão fácil dizer adeus...
Porque reencontrar requer Procura!

É tão fácil perder...
Porque manter requer Doação

É tão fácil deixar de acreditar...
Porque crer requer Fé!

É tão fácil....
É tão fácil morrer...
Porque viver requer Vida!!!!!


NOTA DE CORAGEM

Não te afastes da paciência
quando as dificuldades
se agravem.

Ainda que provações inesperadas
te espanquem o coração,
conserva a serenidade
e segue adiante,
agindo e servindo.

Pensa nos que perderam a fé
e tropeçaram na violência;
medita nos que tombaram
em desespero e resvalaram
na loucura.
O verbo que te vergasta
pode ser a enfermidade
em forma de insulto e a
mão que te golpeia
estará provavelmente
sob o impulso das trevas.


Coragem não é revidar,
nem cair na exibição de poder.
A coragem verdadeira
ergue-se da compreensão
e da bênção, quando o
desequilíbrio tente assaltar-te.

Em qualquer circunstância,
escora-te no esforço de
resguardar o bem.

Quando estiveres a ponto de pronunciar
qualquer frase irrefletida ou de
empreender a mínima ação
contra os outros, ora e silencia,
porque o Céu te ouve e
Deus te sustentará.

[Pelo Espírito MEIMEI]
[CHICO XAVIER]


FASCINANTE É...

Ter esperanças no amanhã
Saber que após a noite vem o dia.
Viver intensamente as emoções
Pular de alegria
Não invadir o espaço alheio
Ser espontâneo
Apreciar o nascer e o por-do-sol
Amar as pessoas incondicionalmente
Aproveitar todos os momentos
Fazer trabalhos voluntários
Vencer a depressão
Confiar na voz da intuição
Perdoar as pessoas
Estimular a criatividade
Não se prender a detalhes
Brincar feito criança
Chorar de felicidade
Deixar para lá
Ter pensamento positivo
Respeitar os sentimentos dos outros
Rir sozinho
Saber trabalhar em equipe. Ser sincero
Encontrar a felicidade nas pequenas coisas
Entender que somos pessoas únicas
É dançar sem medo
Não se apegar a bens materiais
Respirar a brisa do mar
Ouvir a melodia suave de uma fonte
Observar a natureza
Adorar um dia de chuva
Ter motivação!
Enxergar além das aparências
Descobrir que precisamos dos outros
Esquecer o que já passou
Buscar novos horizontes
Ver a beleza da alma ...



Pessoas Estrelas

Existe algo mais espetacular e curioso que gente?
Pessoas são Estrelas, e há aquelas que são cometas.

Os cometas passam, as estrelas permanecem.
Há muita gente cometa,passa pela vida da gente apenas
por instantes, gente que não se prende a ninguém,
sem amigos, que passam pela vida, sem iluminar,
sem aquecer, sem marcar presença...

Mas o mais importante é ser Estrela!,
é estar presente, estar junto, ser luz
ser calor, ser vida!
Amigo é Estrela!!!

Podem passar os anos, surgir distâncias,
mas a marca
fica no coração, e muitos são cometas por um momento.

Ser cometa, é não ser amigo,
é ser companheiro por instantes,
é explorar sentimentos
é ser aproveitador das pessoas
e das situações é fazer acreditar,
desacreditar ao mesmo tempo,
a solidão é resultado de uma vida cometa...
ninguém fica, todos passam, e a gente também
passa pelos outros.

Precisamos urgente, criar um mundo de estrelas,
Poder vê-las, senti-las, todos os dias
e poder contar com elas, sentir sua Luz e calor.

Assim são os amigos...
Luz nos momentos escuros,
Pão nos momentos de fraqueza,
e segurança nos momentos de desânimo,

É nascer e ter vivido, e não apenas existido.
E você é assim...

Que nossa Amizade continue tão forte e brilhante
como uma estrela...
Aquecendo com seu brilho, nossos corações.!!

Um grande abraço para você!!!
Josi


Mantenha sempre em mente seus
objetivos,para não abrir
mão do que você quer.
Encare as suas fraquezas
e seus medos.
Só assim poderá estar
inteiro em tudo oque faz.
Expresse suas emoções
para evitar que virem
ressentimentos,
confie no ciclo da vida.
No amor é preciso fazer
concessões,de ambas
as partes.
Pois seu intusiasmo contagia
a pessoa amada.
E se você não der mais atenção
ao seu lado emocional,
você está vulnerável a
crises de identidade.
E se você arriscar a fazer
tudo que sonhou sem
medo e sem culpa,
será um pouco mais feliz.
Demostre sua segurança
e procure agir com
autoconfiança.
Assim não estará
vulnerável,
encare sua vida
com amor e de frente.
Um grande abraço!!!


Merecimento

Louise L. Hay

Sou merecedor.
Mereço tudo o que é bom.
Não uma parte, não um pouquinho,
mas tudo o que é bom.

Agora me afasto
de todos os pensamentos negativos, restritivos.
Liberto e deixo ir todas as minhas limitações.
Em minha mente, sou livre.
Agora me transporto
para um novo espaço de consciência,
onde estou disposto a me ver de maneira diferente.

Estou decidido a criar novos pensamentos
sobre mim mesmo e minha vida.
Meu modo de pensar
torna-se uma nova experiência.

Eu agora sei e afirmo que sou
uno com o Poder de Prosperidade do Universo.

Assim, prospero de inúmeras maneiras.
Está diante de mim a totalidade das possibilidades.

Mereço vida
uma boa vida.

Mereço amor
uma abundância de amor.

Mereço boa saúde.

Mereço viver
com conforto e prosperar.

Mereço
alegria e felicidade.

Mereço a liberdade
de ser tudo o que posso ser.

Mereço mais do que isso.
Mereço tudo o que é bom.

O Universo está mais do que disposto
a manifestar minhas novas crenças.

Aceito essa vida abundante
com alegria, prazer e gratidão,
pois sou merecedor.

Eu a aceito;
sei que é verdadeira.

Sou grato a Deus
por todas as bênçãos que recebo







Hoje

De hoje em diante todos os dias ao acordar, direi :
Eu hoje vou ser feliz!
Vou lembrar de agradecer ao sol por seu calor e luminosidade
Sentirei que estou vivendo, respirando.
Posso desfrutar de todos os recursos da natureza gratuitamente
Não preciso comprar o canto do pássaro, nem o murmúrio das ondas do mar.
Lembrarei de sentir a beleza das arvores, das flores e da suavidade da tarde.
Vou sorrir mais sempre que puder.
Vou cultivar mais amizades e neutralizar as inimizades.
Não vou julgar os atos dos meus semelhantes ou companheiros, vou aprimorar os meus .
Lembrarei de ligar para alguém para dizer que estou com saudades.
Reservarei minutos de silencio para ter oportunidade de ouvir.
Não vou lamentar nem amargar as injustiças.
Vou pensar no que posso fazer para diminuir os seus efeitos.
Terei sempre em mente que um minuto passado, não volta mais, vou viver todos os minutos proveitosamente .
Não vou sofrer por antecipação prevendo futuros incertos , nem com atraso lembrando de coisas sobre as quais não tenho mais ação.
Não vou pensar no que tenho e que gostaria de ter , mas em como posso ser feliz com o que possuo, e o maior bem que possuo é a própria vida.
Vou fazer alguma coisa para alguém, sem esperar nada em troca, apenas pelo prazer de ver alguém sorrir
Vou lembrar que existe alguém que me quer bem, vou dedicar um minuto de pensamento para os que já se foram para que saibam que serão sempre uma doce lembrança ate que venhamos a nos encontrar outra vez.
Vou procurar dar um pouco de mim para alguém especialmente quando sentir que a tristeza e o desanimo querem se aproximar
E quando a noite chegar, vou olhar para o céu, para as estrelas e para o luar e agradecer aos anjos e a Deus, porque?

sábado, abril 01, 2006

LUIZ VAS DE CAMÕES

LUIZ VAZ DE CAMÕES

Um dos maiores representantes da literatura.

Sabe-se que o maior poeta português Luiz Vaz de Camões, nasceu provavelmente em Lisboa, Portugual, por volta de 1524 e pertenceu a uma familia da pequena nobreza, de origem galega.

Este poeta do classicismo português possui obras que o coloca a altura dos grandes poetas do mundo. Seu poema épico Os Lusíadas divide-se em dez cantos repartidos em oitavas.

Esta epopéia tem como tema os feitos dos portugueses suas guerras e navegações.

Dono de um estilo de vida boemio este escritor lusitano foi frequentador da corte, viajou para o oriente, esteve preso, passou por um naufrágio, foi também processado e terminou sua vida na miséria. Seus últimos anos de vida foram na mais completa pobreza.

A bagagem literária deixada pelo escritor é de inestimável valor. Ele escreveu poesias liricas e épicas, peças teatrais, sonetos que em sua maior parte são verdadeiras obras de arte.

Criador da linguagem clássica portuguesa teve seu reconhecimento e prestígio cada vez mais elevados a partir do século XVI. Faleceu em Lisboa, Portugual no ano de 1580, com mais ou menos 56 anos. Seus livros vendem milhares de exemplares atualmente. Seus versos continuam vivos em diversos filmes, músicas e roteiros.


OBRAS
1572 - Os Lusíadas

RIMAS
Amor é fogo que arde sem se ver
Verdes são os campos
Que me quereis, perpétuas saudades
Sobalos rios que vão

TEATRO
El Rei Seleuco
Auto de Filodemo
Anfritiões


RIMA

Amor é fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer

É um não querer mais que bem querer
É solitário andar por entre a gente
É nunca contentar-se de contente
É cuidar que se ganha em se perder

É querer estar preso por vontande
É servir a quem vence o vencedor
É ter com quem nos mata lealdade

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade
Se tão contrário a si é o mesmo amor?

Luiz Vaz de Camões