quarta-feira, outubro 19, 2005

ALBERT EINSTEIN

Autor da lei da Relatividade, maior cientista do século XX e eleito pela revista Time como o homem do século, Einstein revolucionou nossa visão do universo. Grande cientista e humanista, Albert Einstein ganhou o premio Nobel de Física de 1922 e foi considerado uma das maiores personalidades de toda a história.

Albert Einstein nasceu em 1879 em Ulm, na Alemanha, de uma família judia. Logo após seu nascimento seus pais mudaram-se para Munique onde Albert Einstein passou sua juventude. Desde muito jovem demonstrou uma grande capacidade de entender conceitos matemáticos. Quando seus pais mudaram para Milão , Itália ele continuou seus estudos na Suíça na escola politécnica federal .
Em 1905 recebeu seu Ph.D pela universidade de Zurique, na Suíça, No mesmo ano, publicou quatro artigos de grande importância para o desenvolvimento da Física. Um deles foi sobre o efeito fotoelétrico, segundo Einstein sob certas condições a luz se comporta como uma partícula. Esta teoria postulava que a energia dos raios luminosos se transfere em unidade individuais chamadas quanta, contrariando as teorias anteriores que afirmavam que a luz era manifestação de processo continuo. Essa teoria marcou a base da atual teoria sobre a natureza da luz.

Em outro artigo, Einstein expôs a formulação inicial da teoria da relatividade que mais tarde, o tornaria mundialmente conhecido. Einstein propôs a famosa equação E = mc². Esta equação afirma que a massa de qualquer objeto é diretamente proporcional à sua energia.
Em 1916, Einstein apresentou sua teoria geral da relatividade na qual incluiu outras idéias, como movimento de corpos sobre a influencia da gravidade.

Em 1940 após ter renunciado a cidadania Alemã tornou-se um cidadão americano. Einstein sempre acreditou em Deus. Ele defendeu a idéia do cosmo como produto de uma inteligência suprema, responsável pela organização da matéria e da vida.

Einstein faleceu no dia 18 de abril de 1955 em Princeton, Nova Jersey.